PROVA TRÊS TAMBORES: SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE EQUESTRE

A modalidade que exige sincronia perfeita entre o cavalo, amazona ou cavaleiro, é a prova Três Tambores, que também permite a participação de crianças, jovens, amadores, adultos e profissionais, sendo uma das preferidas nos rodeios.

O esporte que cada vez mais está presente em festas de peão, também conquista muitos fãs por todo o Brasil, além do mais, a premiação é muito atrativa, por isso, os eventos onde há a modalidade chegam a ter mais de três mil inscrições de competidores.

Origem dos Três Tambores

A prova teve início na década de 40, no Texas, Estados Unidos, mas precisamente em 1948, onde ocorreu a primeira prova e garantiu a participação das mulheres em rodeios.

No Brasil, a modalidade foi introduzida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, tanto que em 3 de outubro de 2003, a modalidade ganhou uma associação representativa nos rodeios, a Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT.

A ANTT, tem sua diretoria composta por mulheres e foi fundada exatamente para valorizar a modalidade e buscar melhores condições junto às organizações das provas e rodeios.

Três Tambores pertencem a elas

A competidora que mais teve obteve títulos entre os anos de 1964 e 2009, foi Martha Josey, ela conquistou prêmios na National Finals Rodeo, da Professional Rodeo Cowboys Association, eventos da National Barrel Horse Association, campeonatos mundiais da AQHA e da WPRA, e o título mundial da NBHA, isso em cinco décadas de competições.

O Brasil também tem campeãs nos Três Tambores, em 2021 na Festa de Barretos, Ana Carolina Cardozo, conquistou o tricampeonato, sendo campeã em 2016, 2019 e 2021. Na categoria mirim, a competidora de 10 anos, Clara Gonçalves Silva, também garantiu o título.

As regras da modalidade

O objetivo dos Três Tambores é fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na arena em forma triangular, à uma distância de 30 metros cada um. Ganha o competidor que fizer o percurso em menos tempo, pois o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida.

O primeiro tambor deve ser contornado em giro de 360º da esquerda para a direita, e os dois últimos também devem ser contornados em um giro de 360º, porém, da direita para a esquerda.

  • A regra do giro de 360º pode ser invertida caso o competidor julgue necessário;
  • O competidor pode escolher por qual tambor começar;
  • São necessários três tambores de 200 litros vazios;
  • A distância entre os tambores deve ser verificada pelo juiz;
  • Se o cavaleiro derrubar um tambor, há acréscimo de cinco segundos;
  • Se houver a derrubada de dois tambores, o participante é desclassificado;
  • Caso o participante caia do cavalo, também há a desclassificação;
  • Os competidores são pesados antes da prova, e precisam pesar com mantas, sela e freio, pelo menos 65 kg;
  • A regra mais importante, é que depois da prova o cavalo é avaliado, se forem observados ferimentos de chicotes e esporas,o cavaleiro ou amazona é desclassificado.

Não apenas os cavaleiros, mas também as amazonas, devem estar devidamente trajados para competir nesta modalidade, com, botina, calça, chapéu e camisa longa com os punhos abotoados.

Quarto de Milha é o preferido

A raça de cavalo escolhida para a prova dos Três Tambores é o Quarto de Milha, pois conforme as regras da modalidade, a velocidade, agilidade e precisão são fundamentais para garantir a vitória.

O Quarto de Milha é considerado um dos cavalos mais rápidos do mundo e muito dócil, por isso eles são os melhores para cumprir o percurso da arena.

Prova democrática

Como vimos, a prova dos Três Tambores é muito democrática e permite que competidores de todas as idades participem, além de ser uma modalidade em que as mulheres conquistaram de vez seu espaço no mundo country, antes masculino, mas que agora também é um mundo country feminino.

Eventos famosos com Três Tambores

Cavaleiros e Amazonas de todo o mundo têm a chance de competir, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, pois a prova dos Três Tambores está incluída em vários eventos conhecidos, veja só alguns:

  • Wrangler National Finals Rodeo – Las Vegas
  • Circuit Finals Rodeo – Oklahoma City 
  • Festa do Peão de Barretos – Barretos/ São Paulo
  • Expo Londrina – Londrina/ Paraná

Conhecendo a história e um pouco das regras dos Três Tambores, percebemos que tem lugar para todos e o country feminino tem presença firme nesta modalidade e a Sumetal também, com fivelas exclusivas para prova de tambor, veja mais em nosso site.

Assine também nossa Newsletter para receber notícias e novidades da Sumetal, e siga nossa página nas redes sociais.

1 comentário em “PROVA TRÊS TAMBORES: SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE EQUESTRE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima