Cuidados no transporte de cavalos: saiba como evitar lesões

Os cuidados no transporte de cavalos devem ser tomados sempre que você precisa sair com seus animais e se dirigir a outro local. Saiba que, embora pareça ser um trabalho muito simples, exige paciência, dedicação e a vontade de treiná-los.

Durante o transporte, os equinos precisam de cuidados redobrados que, se feitos corretamente, garantirão uma viagem tranquila. Saiba como realizar essa viagem nas condições corretas.

Como preparar o cavalo para transporte?

Um dos principais e mais importantes cuidados no transporte de cavalos é a necessidade de os cobrir enquanto viajam, mas lembre-se de tomar cuidado para não fazer o animal suar demais, o equilíbrio é o recomendado.

Além disso, nunca esqueça de deixar os cavalos muito bem presos. Caso contrário eles podem se ferir, cair ou bater contra as paredes do veículo. Os cuidados no transporte , precisam ser tomados para garantir a segurança dos animais.

Caso a viagem seja longa, é ideal que você alimente o animal com feno previamente encharcado e ofereça água. Dessa forma ele se manterá bem hidratado e livre de possíveis cólicas.

Para manter os bons cuidados no transporte, proteja corretamente todas as partes frágeis do animal: nuca e pernas. Por haver equipamentos específicos para isso, você deve ensinar o cavalo a se acostumar antes das viagens e evitar acidentes.

Como treinar o cavalo para o transporte?

Além dos cuidados no transporte de cavalos, você precisa treiná-los previamente antes de colocá-los em vagões ou trailers. Isso requer muita paciência e força de vontade para os instruir da melhor maneira possível e garantir que se saiam bem na viagem.

O cavalo, assim como os seres humanos, tendem a lembrar de experiências desagradáveis e sentirem medo. Para evitar um problema similar a esse, apresente o transporte ao animal e deixe-o se familiarizar com o ambiente antes de pegar estrada.

Em hipótese alguma faça os treinos com pressa ou aborrecido. A parte inicial, de ensinar o animal a adentrar no trailer, é a mais importante. Caso os animais se lembrem de uma experiência ruim ligada ao transporte, isso vai dificultar o seu trabalho.

Essa entrada precisa ser o mais agradável possível.

Assim como em competições, esses incríveis animais necessitam de instruções sobre como se portar no transporte, e caberá a você fazê-lo regularmente.

Se você acompanha ou quer adentrar mais no mundo dos cavalos, assine a nossa newsletter para receber diferentes informações sobre como treinar e lidar com esses belos animais.

Como entender a visão do cavalo no transporte?

Diferente de nós, os cavalos não enxergam muito bem em suas laterais, e esse é um dos motivos pelos quais reagem às coisas devagar. Eles abaixam a cabeça a fim de verificar o que precisam fazer, como no caso de subir rampas, e se existir qualquer coisa ao lado, eles podem se assustar.

Os seres humanos enxergam as laterais, acima, em baixo e traseira, mas esse não é o caso dos nossos amigos de quatro cascos. O seu principal diferencial, inclusive, é receber informações com auxílio de suas orelhas e olhos que os fazem enxergar amplamente e ver o que não conseguimos observar.

Além disso, os cavalos têm a visão binocular, que os permite enxergar somente o que estiver em sua frente. Por este motivo, com auxílio da audição, eles conseguem saber o que tem por perto em complemento à visão.

É normal você pensar que os cavalos são ruins de vista, porém, eles conseguem visualizar determinadas coisas que nós não conseguiríamos enxergar de longe. Inclusive, os equinos sabem quando uma pessoa está com uma roupa diferente ou pessoas estranhas aparecem, graças a sua excelente visão binocular.

Quais são os cuidados essenciais com os cavalos no transporte?

""

Nos cuidados no transporte de cavalos, o principal e mais importante é evitar frear o trailer com força, além da necessidade de dirigir com muita calma. A atenção no volante deve ser redobrada, para evitar acidentes ou que o animal se machuque no processo.

Em hipótese alguma viaje com os cavalos em períodos extremamente quentes, como os verões rigorosos de determinadas regiões brasileiras. O trailer ou caminhão pode sobreaquecer e se tornar um perigo para o próprio animal, portanto, tome essa precaução.

A fim de proporcionar maior comodidade e conforto aos cavalos durante o transporte, opte por instalar pisos emborrachados em seu trailer ou caminhão. Dessa maneira, você evita que o animal se estresse mais do que precisa, e garante a ele um excelente transporte.

Evite parar seu automóvel em qualquer estrada, prefira fazê-lo em ambientes mais abertos e com espaço amplo, pois isso fará com que o equino saiba que existe um local para conseguir fugir e isto, de certa forma, o tranquilizará.

Além disso, se atente ao colocar os garanhões perto de outros equinos bravos ou das éguas,isto pode acarretar sérios problemas. É sempre importante separá-los antes de decidir viajar, pois, garantirá que não haja estresse nem para o condutor e nem para os animais.

O que usar no transporte de cavalo?

Lembra-se de quando mencionamos que durante os cuidados no transporte de cavalos seria necessário proteger as pernas deles? Existem proteções específicas para serem utilizadas, de modo a fornecer maior segurança ao equino.

No entanto, se você estiver sem as proteções, opte por usar as ligas de descanso. Evite, inclusive, prendê-las com muita força. Isso vai fazer com que a circulação não se espalhe da maneira que deveria no corpo do cavalo.

Além disso, mencionamos que os cavalos não podem sofrer com desidratação, e se você exagerar nas proteções ele pode enfraquecer. Dessa maneira, cabe a você optar por viajar em horários pouco quentes, como de manhã bem cedo ou de noite e hidratá-los com frequência.

Dicas para bons cuidados no transporte de cavalos: manutenção

Muito antes de você viajar com os cavalos, faça uma revisão completa em seu caminhão ou trailer, e verifique se os pneus estão em bom estado, juntamente dos eixos!

Se for necessário, encha o tanque de gasolina horas antes da viagem, pois evita paradas desnecessárias no meio do caminho.

Saiba a rota escolhida para viajar

É fundamental, antes mesmo de pegar a estrada, fazer um estudo do caminho sozinho para se familiarizar e conhecer rotas que encurtem o trajeto. Nem sempre o GPS te ajuda a chegar no local desejado. A máquina pode até mesmo passar o trajeto mais longo para você.

Por esta razão, recomendamos que determine um caminho já conhecido, se possível.

Não dirija cansado

Para você viajar com segurança e proteger seu animal, evite dirigir com muito sono. Esse é um fator que pode causar acidentes graves. O ideal é descansar e proporcionar ao seu cavalo menos estresse.

Durante suas viagens, você aumentará o seu contato com o cavalo, o que é importante, pois faz com que ele confie muito mais em seu tutor. 

A partir do momento em que você cuida dele e viaja por sua própria conta, o animal sente e sabe que a sua companhia fornece a ele segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima