Cuidados com potro-recém nascido: saiba como não errar

Um potro recém-nascido é motivo de alegria para qualquer criador de cavalos. No entanto, é justamente no momento do nascimento que os pequenos equinos correm os maiores perigos. 

Em suas primeiras horas de vida, o potro vive perigos de saúde, que podem, inclusive, levá-lo à morte.

Sendo assim, além de certificar-se de que as instalações são perfeitas para receber o potro recém-nascido — e de ter o auxílio do veterinário —, vale conhecer alguns sinais que apontam para problemas após o nascimento.  

Quer saber mais sobre como cuidar de um potro recém-nascido? Continue lendo!

O que é um potro-recém nascido?

Um potro recém-nascido é o mais novo membro de uma família de equinos, um filhote de cavalo e estão envolvidos no nascimento desse animal. O primeiro deles é a genética, que é determinante para saber se o animal terá um bom desenvolvimento no futuro.

Obviamente, não é apenas a genética que determina a performance e saúde do potro. Cuidados de alimentação e manejo também são vitais. E por manejo queremos dizer a reunião de métodos de criação e tratamento que se dá ao potro para que cresça e chegue ao ápice da promessa de sua raça..

O que significa potro?

De forma básica,  o potro é um cavalo que ainda não é adulto, mas  há um período específico para determinar se o bicho ainda recebe essa nomenclatura ou não: entre 0 a 36 meses. 

É a partir dessa idade que o bicho alcança um desenvolvimento metabólico satisfatório o bastante para que apresente um bom desenvolvimento físico, além de capacidades reprodutivas.

No fim das contas, todo o futuro de um cavalo companheiro, forte e valioso depende de como o potro será criado.

Como cuidar de um potro-recém nascido?

""
disponível em: www.colostate.edu

É uma questão de poucas horas entre o momento em que o potro apresenta os primeiros sinais até a sua possível morte, por isso, é preciso muita atenção ao novo membro da fazenda pelo menos em seus primeiros momentos de vida.

Para facilitar, existem alguns aspectos que devem ser observados de perto.

Primeiro, observe a mamada do potro recém-nascido. Desde o nascimento até o terceiro dia de vida, o animal é extremamente vulnerável, incapaz de ver algo além de vultos. Ele se orienta pelo olfato e segue os movimentos da mãe com os outros sentidos. Esse primeiro contato intenso entre a égua e o filhote é importantíssimo.

É nesse período que você deve observar as tetas. Se estiverem brilhantes, sem aquela crosta protetora, isso significa que o potro mamou. Além disso, verifique o intervalo entre uma mamada e outra e observe o ato. É possível conferir se o potro deglutiu corretamente ao olhar para seu pescoço.

Outro ponto importante é garantir que o potro receba o colostro da mãe, isto é, o primeiro leite. É durante as mamadas dos primeiros dias que o recém-nascido recebe todos os nutrientes que auxiliam o seu sistema imunológico.

Observe também a defecação dentro de poucas horas após nascer. As fezes são normalmente negras e pegajosas, chamadas de mecônio. É raríssimo o potro não defecar o mecônio após nascer. Se ele não conseguir defecar sozinho, utilize a Glicerina introduzida no reto ou um Fleet Enema.

O terceiro ponto de atenção é o próprio comportamento do equino,  existe um motivo para o potrinho trazer tanta alegria desde o nascimento. Eles são bichos vivazes, espertos e muito brincalhões. Se o potro estiver com apatia, é um sinal preocupante. 

Nesse caso, não hesite em verificar a temperatura dele.

Um potrinho com temperatura baixa pode ser um problema. Aqueça-o o máximo que puder e chame o veterinário com urgência. Observe também as mucosas do animal. Verifique se estão amarelas, com vermelhidão ou até mesmo roxas. Qualquer coisa fora do comum é motivo para chamar o veterinário.

É difícil cuidar de potro-recém nascido?

Com tudo o que abordamos sobre cuidados, é seguro dizer que dá um certo trabalho cuidar do equino nessa fase da vida. Nas primeiras horas após o nascimento, é necessário observar até mesmo se o bicho mama direito, e vale lembrar que é absolutamente normal que ele mame a cada meia hora.

Os primeiros dias são vitais, é necessário verificar se o animal se comporta da forma esperada. Qualquer sinal diferente deve ser observado rapidamente.  

Na prática, os cuidados com o potro devem ter início já na própria gestação do equino — mais precisamente, nos quatro meses que antecedem o parto da égua. Ela deve ser muito bem nutrida e cuidada, pois essa fase é determinante para que o potro venha com todo o seu potencial genético.

Má alimentação ou manejo inadequado podem resultar em um colostro de baixa qualidade, além de um potro recém-nascido com pouco peso. 

O resultado dessa falta de cuidado pode ser um cavalo que sempre estará abaixo do peso, ou que terá muita dificuldade de atingir o peso ideal. Em outras palavras, afeta a qualidade de vida do animal para sempre.

Com quantos anos o potro já aguenta ser montado?

Obviamente, um potrinho não é apenas fonte de preocupação e cuidados. Aliás, é justamente a fase de cuidados após o nascimento e dentro dos primeiros meses que determina a saúde do equino para o resto de sua vida.

Se ele receber os cuidados necessários, já é possível montá-lo após o animal ter dois anos e meio (trinta meses). Antes disso, a montaria não é recomendada. 

Que aprender mais sobre potros, cavalos, montarias e a vida no campo? Conheça os outros artigos do Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima