Cavalgada Sertaneja: o guia completo

Se você é do mundo sertanejo, com certeza já participou de muita cavalgada por aí. Mas você sabe como essa tradição tão presente na vida do homem do campo surgiu?  Continue lendo que a gente te explica tudo!

Bora lá?

Como surgiu?

No Brasil a prática das cavalgadas teve início durante os séculos 17 e 18, época em que a atividade se limitava a conduzir o gado entre as fazendas. Não demorou nada, no entanto, para  começar a ter caráter religioso. 

Esse trajeto de transferir o rebanho podia demorar dias, ou até semanas, e por isso antes de viajar os peões pediam proteção divina para si e  para os animais que conduziam, já que a estrada podia oferecer inúmeros riscos na ida e também na volta.

Como bem sabemos, esse ritual ainda existe hoje em dia, mesmo que de forma mais moderna. Além disso, os eventos têm mais de uma finalidade: abertura de rodeio, filantropia, manifestações políticas, procissões religiosas e etc.

O que usar na cavalgada?

As cavalgadas podem durar horas ou dias, isso depende da comitiva que está organizando, mas para ambas as situações o mais indicado é escolher roupas confortáveis. Camisas de manga longa, para se proteger do sol e dos insetos, chapéus, óculos de sol e claro, uma bota de respeito.

Para eventos mais curtos, você também pode adicionar a sua fivela Sumetal favorita.

O que levar na cavalgada?

Como dissemos no último ítem, algumas cavalgadas podem durar horas, outras podem durar dias. Por isso, o que levar na bagagem  vai depender bastante da duração do evento. Mas de um modo geral, podemos citar algumas coisas como protetor solar, água, e um estoque razoável de comida.

Como preparar o cavalo?

Sem cavalo não existe cavalgada, não é? Hoje existem muito mais discussões pautadas na saúde do animal em eventos como esse, por isso, somos muito mais conscientes quanto à preparação dos equinos para horas ou dias de caminhada.

Para que tudo corra bem , é preciso começar a exercitar o cavalo pelo menos dois meses antes do grande dia.  Pratique exercícios com ele por pelo menos 40 minutos todos os dias e cuide para que ele tenha uma alimentação balanceada. É indicado também contar com o auxílio de um veterinário especializado nessas horas.

No dia do evento, e durante todo o trajeto, procure fazer pequenas pausas de descanso e fique atento aos limites do seu animal. A cavalgada é para ser algo divertido e prazeroso,e para isso tanto o cavalo quanto o cavaleiro precisam estar confortáveis.

Como participar?

Se você ainda não participou de uma cavalgada e depois deste texto ficou curioso para ter a experiência, o primeiro passo é procurar uma comitiva. Esses eventos são planejados com bastante antecedência e para estar lá no dia, é importante participar de tudo. 

Ou então, você pode montar o seu próprio evento, juntar alguns amigos e criar a sua comitiva. É claro que existem alguns trâmites burocráticos que são necessários para a realização segura, mas isso é conversa para outro blog!

E se você, assim como nós, é apaixonado pelo mundo Country, já passou da hora de conhecer a beleza e a qualidade das nossas fivelas, estampadas com diversas situações da rotina de quem é apaixonado pelo campo.

Confira o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima