Brincos para Gado- conheça os principais benefícios

Para os criadores de grandes rebanhos, os brincos para gado podem não ser novidade, mas será que você sabe todos os benefícios que esse dispositivo pode trazer para a sua fazenda? 

Se a sua resposta foi não, fique neste texto para entender o que é um brinco para gados e porque ele é tão importante. Se a sua resposta foi sim, fique por aqui para conferir as novidades.

Bora lá?

O que é um brinco para gado?

Quem dedica a vida à criação de gado, sabe que a identificação de cada animal do rebanho é muito importante. Afinal de contas, eles não são todos parte de um único corpo. Cada boi ou vaca pode ter suas próprias necessidades e isso demanda muita atenção.

Para pequenos criadores, que contam com poucas cabeças de gado no pasto, a identificação não chega a ser um problema. Isso só acontece com quem tem hectares e mais hectares preenchidos por bois, vacas, novilhas e bezerros.

Para isso, existe o brinco para gado e como o próprio nome sugere, é uma identificação presa à orelha do bicho com um número. Dessa forma, quem for responsável por cuidar dos animais  vai ter seu trabalho facilitado na hora de identificar as necessidades de qualquer um.

Para que serve o brinco para gado?

""

Além de ajudar na identificação do boi ou vaca, o brinco para gado permite que o cuidador ofereça um tratamento personalizado para os animais. Além disso,  o produtor consegue reunir dados a respeito de cada animal e ter uma gestão mais eficiente de toda a fazenda. Tudo isso graças ao reconhecimento individualizado.

Principais benefícios do uso de brincos para gado

Adotar esse dispositivo na organização do seu rebanho só vai trazer benefícios. Confira alguns deles.

Reconhecimento

As pessoas são identificadas por seu nome, certo? Neste contexto, os brincos para gado funcionam com a nomenclatura do animal e tornam mais fácil o reconhecimento dos bovinos, permitindo que o produtor conduza o rebanho de maneira mais eficiente.

Durabilidade

A identificação vai durar toda a vida do animal, uma vez que esses são itens desenvolvidos com o objetivo de durar anos. Dessa forma, até mesmo se o animal for vendido para outro produtor, graças ao brinco terá todas as suas informações documentadas. 

Para o dono do rebanho, isso representa uma ótima relação entre o custo e benefício.

Armazenamento de informações

Todo animal tem um número de registro e identificação próprio, o que permite que todas as informações pertinentes sobre ele sejam anotadas e documentadas. Isso, sem dúvida alguma, é uma das maiores vantagens do brinco para gados.

Imagine que um dos animais ficou doente, graças ao armazenamento de informações o produtor vai saber o tipo de tratamento que o bicho recebeu e até mesmo a lista veterinária do bovino.

Controle de reprodução

Graças a identificação, com o brinco para gados é possível separar as fêmeas que estão em período fértil ( ou “no cio”), se essa for a intenção. Ou até, acompanhar o período entre a fecundação e o nascimento do bezerro.

Controle de moscas

As moscas além de irritarem o animal, podem ser prejudiciais à sua saúde. Por isso,alguns brincos têm tecnologia mosquicida para espantar os insetos dos chifres do bovino.

Principais modelos de brincos para gado

Os principais tipos de brinco bovino no mercado atualmente são o brinco bovino de manejo, o brinco eletrônico e o brinco mosquicida. Entenda mais sobre cada um deles.

Brinco de manejo

Conhecido também com “brinco visual”, esse modelo não tem muitas informações além do número de identificação do bicho. É utilizado basicamente para controlar os animais dentro do pasto.

Brinco Eletrônico

Diferente do anterior, o brinco eletrônico permite uma identificação mais detalhada do animal. Cada unidade é identificada com uma numeração de 15 dígitos que funciona como um código de barras.

Com isso o pecuarista pode também rastrear o animal, ter controle de vacinação, controle de reprodução, leitura de balança e outros.

Brinco mosquicida

Já esse, é específico para livrar os animais das moscas e libera, de tempos em tempos, parasiticidas que combatem infecções pela famosa mosca do chifre. 

Como aplicar o brinco bovino?

O brinco pode ser aplicado pelo próprio produtor, embora seja recomendado o auxílio de um profissional zootecnista ou veterinário. Separamos algumas dicas importantes:

  • Posicione o brinco parte central da orelha do animal, entre as duas nervuras principais;
  • Certifique que o  espaçamento entre o encaixe “macho” e “fêmea” seja de 08mm, para garantir a ventilação e ajudar na cicatrização;
  • Imobilize o animal e utilize um alicate próprio para aplicação e que esteja devidamente esterilizado.


E aí, anotou tudinho? Então é hora de mandar a ver com os animais aí na sua fazenda e melhorar a sua produção.

Para mais dicas como essas, veja os outros textos publicados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima