Você sabe a diferença entre Entressafra, Safra e Safrinha?

Se você tem contato com a agricultura, ou apenas tem apreço por esse mundo do agronegócio, com certeza já deve ter ouvido falar em safra, entressafra e safrinha, não é? O problema é que mesmo para quem mora e vive da roça, esses termos podem parecer um pouco confusos. Continue lendo e entenda tudo sobre eles.

Geralmente, esses termos são associados às culturas anuais e se referem tanto à época de plantio quanto à expectativa de produção em si. De forma básica, a safra é o primeiro ciclo de plantio/ colheita, a safrinha é o segundo e o período entre eles é chamado de entressafra. 

Normalmente, a produção agrícola ocorre ao longo de um ano, que não necessariamente coincide com o início em janeiro e fim em dezembro. Para a agricultura isso vai depender da cultura que se planta. O ano pode muito bem se iniciar em outubro e terminar em setembro, por exemplo.

Esse ano dos agricultores, que pode ou não coincidir com o nosso, é denominado ano agrícola e é definido pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de uma determinada cultura que se deseja plantar em um determinado local. Geralmente, ele se inicia na estação mais chuvosa para que as plantas possam ter água disponível no solo para vegetar.

Safra

A safra geralmente se refere ao primeiro ciclo de plantio e colheita, e também o mais lucrativo para os agricultores. No Brasil, como as principais culturas precisam de bastante água, luz do sol e outras variáveis do clima, ela geralmente começa em outubro e termina em meados de junho e julho.

Por isso é tão comum ver os produtores investirem mais na safra do que na safrinha, pois há um potencial muito maior de produção e de retorno financeiro.

Entressafra

A entressafra compreende o período entre o fim da colheita da principal, ou das principais, culturas e o início da próxima colheita. Também é conhecido como “tempo de pôr ordem na casa”. Como cada cultura tem um ciclo (algumas são anuais e outras perenes), elas podem diferir quanto ao período que caracteriza a entressafra.

O cronograma de atividades pode até ser um pouco mais folgado durante esse período, mas não é hora de ficar parado, é interessante usar o período para ajustar as coisas e colocar ordem na casa como dito antes. Dedicar um tempo às finanças, colocar o estoque 

em ordem, planejar a safra seguinte e quem sabe investir em cursos de capacitação. 

Safrinha

É a safra da cultura anual de ciclo curto plantada no período de entressafra, denominada assim por não ser tão importante em termos financeiros quanto a safra principal. Trata-se, na verdade, de uma alternativa viável para que o agricultor tenha recursos financeiros para tocar os negócios.

 Existem agricultores que antecipam o plantio da cultura principal para adiantar a colheita. Alguns até repetem o plantio para aproveitarem, ao máximo, as condições climáticas favoráveis do fechamento da safra.

Quando devo começar a minha safra?

Agora você já sabe a diferença entre esses safra, safrinha, entressafra e tudo o que tem ver com eles, está na hora de se preparar para o seu próprio ciclo de plantio e colheita, variando de acordo com a cultura do produto que deseja cultivar,

Como já citado, cada cultura necessita de condições favoráveis durante todo o ciclo vegetativo e, apesar de ser plantada em épocas ideais, existem variáveis que podem impactar diretamente na produtividade final. Apesar dessas condições serem praticamente incontroláveis, o cultivo na época mais apropriada minimiza os riscos.

O atendimento a estas exigências garante que uma determinada região seja considerada apta para determinada cultura.

Nosso calendário agrícola é considerado o mais dinâmico do mundo, já que as terras brasileiras com dimensão continental, permitem o cultivo de até três safras de grãos no mesmo ano agrícola, o que permite que a colheita se estenda durante, praticamente, todo o ano.

Confira algumas culturas e suas épocas de plantio e colheita:

Milho

O milho por exemplo, uma das culturas mais lucrativas e tradicionais, costuma ser plantada entre a primavera e o verão – outubro e dezembro – e coletada no fim do outono e início do inverno, entre maio e setembro, em todas as duas safras. 

Soja 

Outra das culturas mais lucrativas do Brasil, depende da sua região pode ser plantada tanto durante o outono quanto no verão, e coletada durante o inverno e a primavera. O que realmente vai ditar isso serão as condições climáticas de cada estado e de como é o tempo em cada uma dessas estações.

Cevada

A base da nossa querida e famosa cervejinha se adapta melhor a climas mais amenos durante o seu plantio, por isso será muito mais feliz se semeada durante o outono e o inverno – de maio a julho – e coletada no verão e primavera, de outubro a dezembro

Trigo 

O famoso trigo é outra cultura que vai depender bastante da região em que for plantada, mas de forma geral seu plantio costuma acontecer entre o verão e outono, a colheita por sua vez é realizada entre o inverno e a primavera. 

Algodão

Outra cultura bastante receptiva que varia de região para região, porém o plantio costuma ser sempre entre a primavera e o verão, e a colheita no fim do outono e decorrer do inverno

Amendoim

O amendoim em sua primeira safra é plantado durante a primavera e o verão, com a colheita acontecendo no outono. Já na segunda,  os papéis se invertem , o plantio começa no outono, em meados de maio a julho, e é coletado no verão.

E agora que você já está por dentro de tudo, do que é cada um dos termos principais da agricultura, e de quando começar a plantar e colher as culturas mais tradicionais do nosso país é só colocar a mão na massa. Bora lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima