Onde encontrar cavalo árabe? Saiba tudo sobre a raça

O cavalo árabe é provavelmente a raça de cavalos mais conhecida que existe. Usada inclusive como um adjetivo, essa qualidade está no topo do pedigree equino. E não é para menos: algumas características desses animais são extremamente notórias e surpreendentes.

Se você quer conhecer mais sobre o cavalo árabe e o porquê essa raça é tão respeitada, desejada e reverenciada no mundo da montaria, continue com a gente e aprenda mais sobre o cavalo árabre. 

Confira!

O que é o cavalo árabe?

Como todo animal, os cavalos também tem suas próprias raças, e algumas delas são mais referenciadas que outras por uma série de fatores. Dentre as mais famosas, está a do cavalo árabre (ou árabe puro sangue).

Para isso, existe uma série de características que fazem do árabe um tipo único no mundo dos equinos. Uma das mais preponderantes é a tradição: a raça é muito mais antiga do que você poderia imaginar.

Vamos conhecer algumas características bastante distintas  que ajudam na sua identificação e explicam um pouco do seu imenso prestígio.

Altura e aparência

""
(Cavalo Árabe. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Arabian_horse)

A cabeça de um cavalo árabre é uma das suas características mais marcantes e identificáveis. Elas são finas e um tanto mais delicadas, com um formato côncavo que afina do topo do crânio até o focinho. 

Os olhos, por sua vez, refletem a personalidade inteligente e sensível da raça, são expressivos e transparecem bastante o humor do animal.

O pescoço também segue a cabeça, sendo mais fino, esguio e longo. Há uma espécie de depressão entre o crânio e o focinho, muito característico do tipo e que dá um toque singular para a raça. 

O tamanho de um cavalo desse tipo varia, mas fica geralmente entre 1,40 m a 1,60 m até a altura do ombro.

Cores e pelagem

""
 (Cavalo Árabe de pelagem preta. Disponível em: https://horseyhooves.com/arabian-horse-facts/)

O cavalo árabe tem 3 tons predominantes em sua pelagem. Existem as pelagens mais avermelhadas, a mais castanha e a amarronzada mais escura. Essas são cores predominantes, mas esse equino pode receber inúmeras variações, é possívek encontrar espécimes todos brancos, negros, malhados ou pintados.

Sua pelagem é no geral de textura macia e bastante sedosa. Sua crina acompanha essas características, com fios sedosos e macios, bem finos. 

E um cavalo tão bonito assim merece sempre as melhores combinações, não é? Assine a newslette da Sumetal para saber mais curiosidades e as melhores opções de fivelas que podem combinar com o cavalo árabe mais belo do mercado!

Inteligência e afeição

Os donos desta raça sempre salientam o quão inteligentes são os cavalos árabes. Eles são, no geral, muito comunicativos, reagindo de maneira inteligente aos comandos de seus proprietários e cuidadores. Outro aspecto super interessante é o quão são amigáveis aos seus tutores e a quem tem contato frequente com os animais.

Corpo e membros

O corpo de um cavalo árabe é bastante esguio, alongado em direção a sua cauda dando uma evidência natural para a mesma. Mas não se engane com o aspecto esguio dos cavalos árabes puro sangue, o animal é extremamente forte, musculoso e a distribuição do seu tronco favorece o galope e a velocidade. Esse equino tem características incríveis!

Tudo isso contribui para favorecer muito o seu galope distinto e uma velocidade fora do normal, que existe graças a elasticidade dos membros.

Qual a origem do cavalo árabe?

Até aqui já aprendemos bastante sobre o cavalo árabre, não é? Agora vamos conhecer um pouco da sua história. No caso do cavalo árabre, especificamente, sua origem é bastante interessante, já que essa é a raça de equinos conhecida por ser a “mais antiga do mundo”.

Existem de fato registros antiquíssimos do cavalo árabe, alguns datam até mesmo de 2.500 a.C.  E o nome da raça não é por acaso: os beduínos eram famosos por fazerem uso dela antes de ser popular entre outros povos.

É bom entendermos que a raça era muito valorizada e passava por critérios de seleção rigorosos, para garantir a qualidade do animal, já que ter uma boa montaria naquela época e naquelas condições era essencial para a sobrevivência.

O equino começou a ser realmente conhecido por outras culturas em confrontos diretos entre os povos árabes e outros povos da África, Ásia e Europa. Os cavaleiros árabes eram tão rápidos em sua montaria que seus cavalos receberam a fama de que “voavam com os pés”.

""
(Cavalos Árabes lutando em um estábulo, Eugene Delacroix, 1860. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Arab_horses_fighting_in_a_stable_Eugene_Delacroix_1860.jpg)

Dos beduínos, antigos nômades do norte da África, o uso do cavalo árabe passou gradualmente para os muçulmanos, sendo inclusive um cavalo comum do exército Otomano. 

Aliás, um dos confrontos que mais contribuíram para o conhecimento geral do cavalo árabe foram os confrontos entre cristãos e islâmicos nas Cruzadas.

Depois disso, o cavalo árabe passou a ser conhecido por toda a Europa, e hoje ainda se mantém como uma das raças mais cobiçadas por todo criador de equino no mundo. Para se ter uma ideia de como a raça se tornou popular, ela estava em meio a grandes batalhas da humanidade e já foi montada por figuras históricas como Napoleão, George Washington e Alexandre, O Grande.

Não só a origem do cavalo árabe é antiga como a raça esteve presente em momentos cruciais e importantes da história humana.

Onde se pode encontrar um cavalo árabe?

Há séculos o cavalo árabe é um objeto de desejo para os amantes de animais equinos. Então não é nenhum pouco surpreendente que ainda hoje alguns criadores de animais, ou simplesmente entusiastas, desejem ardentemente colocar a mão em alguns desses.

A boa notícia é que com a globalização e a popularização da raça, você não precisa ir longe para adquirir um. Uma das maiores entidades que levam o nome do cavalo árabe para todo o Brasil é a ABCCA, Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Árabes.

A associação visa reunir e congregar todos os criadores de cavalo, criar conteúdo voltado à raça em forma de revistas, e-books, artigos e até mesmo reuniões. A pauta sempre é o cavalo árabe e a disseminação da cultura da raça em nosso país, além de exposições realmente interessantes com alguns dos melhores cavalos árabes de nosso país.

Se você quer ficar atento a novidades sobre a raça, entrar em contato com outros criadores e ter uma network especializada em cavalos árabes, considere se associar à ABCCA. 

Para realizar compras, o indicado é procurar por um ótimo haras que também seja especializado na raça. Existem diversos em todo o país e existem até mesmo opções online em sites de compra e venda de equinos.

Qual o valor do cavalo árabe?

Esse cavalo está entre uma das raças mais cobiçadas do mundo, então o seu preço reflete um pouco dessa realidade. Em média, um cavalo árabe custa por volta de R $8.000,00, podendo chegar a até o dobro desse valor — dependendo da cor ou do estado do cavalo árabe.

Essa raça é mesmo magnífica não é? Então agora que já conhece bem, se tiver a oportunidade de conseguir montar em um desses, monte com estilo com produtos da SUMETAL, especialista em cultura country!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima