O que é Bulldogging: conheça a prova de rodeio que derruba boi

Bulldogging é uma prática *do rodeio, talvez a única, em que não só vale derrubar um garrote como é o objetivo. Cada animal nesse tipo de prova pesa cerca de 300kg por um cavaleiro.

Encontre neste texto a história e as regras desse esporte e entenda porque é considerado radical. 

O que é e como surgiu o esporte Bulldogging?

É um esporte radical de rodeio, onde o competidor parte em alta velocidade em seu cavalo e salta no boi. Só nesta primeira explicação já se consegue ter ideia do porque é considerado tão radical!

O surgimento do bulldogging tem duas versões. Em uma delas, precisamos voltar a 1930 quando o fazendeiro Bill Packett precisou resgatar um boi que havia fugido saltando sobre ele e o segurando pelos chifres. A outra história diz que colonos desenvolveram a técnica observando como seus cães, que evitavam que o gado fugisse, os seguravam pelos pescoços e levavam os animais ao chão.

Aqui no Brasil, essa prova de rodeio chegou em 1988 pelos irmãos Prata e Paulo José Manno, os primeiros brasileiros a se dedicarem ao Bulldogging em Presidente Prudente, cidade do interior de São Paulo.

Como é a prova Bulldogging?

Uma dupla precisa virar e derrubar um garrote no chão no menor espaço de tempo possível. Um dos cavaleiros deve cercar o animal, enquanto o outro tem a incumbência de derrubá-lo. O competidor colocado à direita faz o que se chama de esteira, que cerca o garrote impedindo o distanciamento. 

O cavaleiro posicionado à esquerda deve pular do cavalo em movimento, agarrando os chifres do touro para conseguir derrubá-lo.

Para que consigam concluir a tarefa em um menor tempo, entre a dupla o principal ponto é que haja sincronismo.

Uma informação que torna árdua essa atividade é que o animal tem cerca de 300 kg. 

Passos para quem se interessa em treinar Bulldogging

Para quem já se identificou e quer praticar essa prova de rodeio, é preciso se organizar para treinar com profissionais por um tempo de 6 meses a 1 ano no mínimo. As indicações desses profissionais são oferecidas pelo centro de treinamento junto a Liga Nacional.

Se prepare para prestar atenção em todos os pontos de segurança e também em conhecer e ter contato com o garrote para saber a posição certa para derrubá-lo.

Saber segurar e manter o boi parado no chão também é crucial para evitar riscos para si mesmo e para o animal.

Como todo treinamento o tempo varia de pessoa para pessoa, mas o importante é certificar que está apto em resolver situações eventualmente delicadas. 

O cavalo do competidor Bulldogging 

Para todos os interessados nessa modalidade de prova, lembre-se que é um esporte que precisa ter controle da situação e isso conta a respeito do seu cavalo e do boi.

A raça quarto de milha, é a mais indicada, para quem quer praticar Bulldogging  pois são cavalos velozes e com senso para lidar com os bois.

Regras do Bulldogging

O tempo de duração da prova é de 1 minuto no máximo. O cavaleiro deverá se manter sobre o boi até que a bandeirada seja dada, só assim confirmará o final da prova.

Além disso, o garrote será considerado derrubado quando ele estiver com todas as costas no chão e as patas inclinadas.

Há também uma regra para garantir a segurança do garrote, que corresponde em não precisar segurar a cabeça do animal. O competidor que paralisa o boi deve cuidar para não machucá-lo, mas a única exceção é quando ele se torna agressivo. 

A regulamentação dessa modalidade é feita pela Liga Nacional de Bulldogging (LNB). 

Já conhecia por detalhes essa prova de rodeio Bulldogging? Comente aqui e compartilhe esse texto em suas redes sociais quem será dupla nessa modalidade!

QUEM SERÁ SUA DUPLA ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima