Bull Riding – O Guia Completo

Se você acompanha a Sumetal ou simplesmente é um cara do campo, sabe que uma das maiores paixões de todo cowboy é o rodeio. E em consequência do rodeio, o Bull Riding também se tornou bastante popular em nosso meio.

Mas o que é exatamente o Bull Riding, você sabe me dizer? E se alguém te perguntasse as regras, a história,  você saberia responder? Talvez não.

Todas essas perguntas e questionamentos sobre a prova mais popular do rodeio serão respondidas neste artigo.

Tá preparado? Então, bora!

O que é o Bull Riding?

Como dissemos, o Bull Riding é a modalidade mais popular de rodeio em todo o mundo. Não é atoa que quando pensamos na palavra cowboy, a primeira imagem que vem à mente é um peão trajado se equilibrando durante oito segundos em cima de um touro.

Isso tem vários motivos, mas um deles é o fato de que essa modalidade nasceu junto com os rodeios. Segundo conta a história, a primeira prova de montaria em sela aconteceu lá em 1869 na cidade de Deer Trail, norte do Colorado.

O evento fez tanto sucesso que entre os anos de 1890 e 1910 se tornou o maior entretenimento público no oeste dos Estados Unidos. 

De lá para cá, se popularizou e a modalidade se tornou presente além das fronteiras da América. 

Quais são as regras do Bull Riding?

""/

O Bull Riding se tornou um esporte renomado, assim como o futebol. E como todo esporte, tem algumas regras. 

Oito segundos em cima do boi

O maior objetivo é simples, em tese. Se manter em cima do boy durante oito segundos. Parece fácil, não é? Mas na verdade é uma das tarefas mais difíceis dos esportes. 

Isso porque não é para ficar oito segundos montado em um boi parado. Nessa modalidade, os atletas precisam se segurar com apenas uma das mãos sem soltar a corda enquanto os animais – que pesam cerca de 700 a 1000 kg – pulam e giram tentando derrubar o cavaleiro.

Para julgar essa performance, são escolhidos 3 juízes que são responsáveis por avaliar o peão e o animal. Um deles fica responsável por assegurar que o touro esteja em condições de fazer a prova e os outros dois julgam os pulos do animal e a performance do montador. 

Sem maus tratos por aqui 

Existem alguns mitos afirmando que os animais são maltratados para pularem daquele jeito, mas como o próprio nome já diz, são mitos. 

No rodeio,e especialmente nas provas de Bull Riding, o uso de qualquer ferramenta de punição para estimular o animal é proibido. Para poder participar da prova, os touros são criados em fazendas especializadas e treinados especialmente para essa atividade.

Além do peão, o animal é a estrela da prova e lidera o caminho dessa competição. Alguns dizem até que a verdadeira alma do rodeio são os touros e não os peões. Sendo assim,  se o animal está ferido, pode ter certeza que não estamos falando de Bull Riding.

Curiosidades sobre Bull Riding

""/

Apesar da popularidade, ainda existem  algumas curiosidades interessantes sobre Bull Riding e quem nem todo mundo. Selecionamos algumas, quer conhecer?

É um esporte profissional

Apesar de parecer ser apenas um evento popular no meio dos rodeios, o Bull Riding tem um regulamento padrão que visa garantir algumas regras como as que mencionamos alguns parágrafos atrás.

Na história da competição, esse regulamento nasceu com a “Cowboy ‘s Turtle Association” devido a queixas de peões que participaram do Boston Garden Rodeo. 

Inesperadamente,a organização aumentou a popularidade do esporte e alguns anos mudou de nome para Professional Rodeo Cowboy Association (PRCA) e hoje em dia se chama PBR, a organização mais importante do mundo dos rodeios.

Tem os atletas mais pesados do mundo

No rodeio, os peões não são os únicos a serem chamados de atletas. Neste mundo os touros também são considerados estrelas e precisam ser tratados como tal. Existe até uma raça criada especificamente para brilhar nos rodeos, a Plummer.

Estes touros específicos podem chegar a pesar mais de uma tonelada e, assim como os cowboys, precisam se qualificar para poder competir.

É o esporte mais popular dos rodeios

A popularidade da modalidade é tão grande que ela tem seu próprio campeonato mundial. O Professional Bull Riders. As “partidas” acontecem ao redor do mundo em níveis regionais, nacionais e globais.

Tem uma linha de fivelas na Sumetal

A Sumetal é a única fabricante oficial das fivelas PBR no Brasil e por isso, temos uma linha inteira dedicada à modalidade Bull Riders para os cowboys que querem se sentir como peões de rodeio por um dia.

E aí, gostou de saber mais sobre esse esporte? Então compartilhe essa matéria com a rapaziada e não se esqueça de conferir as nossas fivelas especiais PBR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima