4 itens que não podem faltar no seu traje country

Cowboy que é cowboy a gente reconhece pelo traje, não é mesmo? Mas se você ainda está descobrindo o fascinante universo country e não sabe bem o que vestir, não se preocupe. Listamos aqui quatro itens que não podem faltar para você se tornar um autêntico cowboy traiado e não sair que nem um peão guaiaca por aí!

Chapéu

Esse item é o primeiro da lista por um motivo: é um dos mais emblemáticos acessórios country. Por meio do chapéu o cowboy mostra sua identidade e estilo, além é claro, de se proteger do sol e do sereno.

E se você pensa que é só escolher e sair desfilando, está enganado. Em primeiro lugar, é preciso saber qual o tamanho ideal, medindo a circunferência da sua cabeça para garantir um encaixe perfeito, que não cause desconforto por estar largo ou apertado demais. Algumas marcas possuem linhas de chapéus femininos para oferecer ainda mais opções para as cowgirls.

Além do tamanho, na hora de comprar um chapéu também é indicado ficar atento ao modelo. Existem diferentes tamanhos de copas e larguras de abas, cada combinação favorece um formato de rosto. Então prove vários e escolha o que fica mais harmonioso em você. 

Ah, e o tipo de material também deve influenciar na escolha, já que existem chapéus mais quentes e mais arejados, como os de lã e palha, indicados para o inverno e verão, respectivamente. Afinal, não pega nada bem você transpirando à toa por usar um chapéu de frio no calor, não é mesmo?

Fivela

A fivela country é o troféu de todo cowboy. E foi assim mesmo que surgiu a tradição de um dos acessórios mais característicos dos peões em todo mundo: no início das competições de rodeio, nos Estados Unidos, a premiação era feita com uma bela placa de ouro. Com o passar do tempo, o tamanho do prêmio foi diminuindo e os vencedores passaram a usar como medalha e posteriormente, adaptaram para o cinto.

Com toda essa simbologia, a fivela passou a ser um dos artigos mais cobiçados. Por isso, grande marcas country possuem fivelas dos mais diferentes modelos e tamanhos, como a PBR. Mas se você quer ser ainda mais diferenciado, uma fivela personalizada é o que você precisa. Pode escolher seu nome, dos filhos, do curso da faculdade, do santo de devoção, enfim, vai da criatividade do peão.

Camisa

Sim, está autorizado o uso de outra camisa country que não seja a xadrez! Sabemos que esse é o modelo mais tradicional e que um cowboy ou cowgirl de respeito deve ter no mínimo uma xadrezinha no guarda-roupa, mas existem inúmeras outras possibilidades de ficar chic no úrtimo escolhendo a camisa certa.

Por isso, pode apostar nas cores, nos modelos lisos com detalhes no punho e na gola, além das listradas e com micro estampas. Ah, e um modelo jeans também não pode faltar. Para as mulheres, as camisas costumam ser mais justas, as chamadas camisetes, que favorecem sobreposições. Ainda na arara feminina, é fácil encontrar camisas mais luxuosas, com bordados e pedrarias que dão um toque a mais no look.

E se você quer um traje ainda mais raiz, aposte em coletes, que podem ser usados tanto no verão como no inverno, que também é o momento ideal para usar aquela jaqueta ou casaco descolado, de couro, jeans ou lã.

Bota

Para ser cowboy da cabeça aos pés, a bota não pode faltar. E nesse item, o que não falta são opções: cano curto ou longo, de salto alto ou baixo, de bico fino ou quadrado, básica ou ajeitada nas cores e desenhos. 

A bota Clássica possui salto de aproximadamente 5 cm, em madeira, quadrado e levemente lapidado de fora para dentro, que oferece bastante estabilidade e conforto, por isso é mais usada no dia a dia. O bico pode ser mais fino ou mais quadrado.

O modelo Roper é outra opção mais clássica, com salto baixo e cano de 30cm, indicada para montarias, assim como a Stockman, que é parecida com a Clássica, mas com salto mais largo e menor. É indicada para quem gosta de conforto, assim como a Western Work, que possui a frente quadrada e salto baixo.

Já a famosa bota texana é indicada para ocasiões de festa. Possui bico fino ou arredondado, cano mais longo e largo para encaixe fácil do pé sem necessidade de zíper. Seu destaque está nas ornamentações de diferentes estilos e cores.

Todos os modelos são encontrados em formas masculinas e femininas e nos mais diferentes tipos de couro. O ideal é que a bota seja de bom material e acabamento, para garantir a durabilidade e beleza por muitos anos.

Agora que você já sabe como acertar no visual country, não deixe de acompanhar as principais novidades desse universo. Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre rodeios, moda e o estilo sertanejo.

1 comentário em “4 itens que não podem faltar no seu traje country”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o post:

POSTS RELACIONADOS

Rolar para cima